Problema 11: Uso ético e saudável dos recursos educacionais digitais
O
Professor Carlos, um educador dedicado e inovador, está entusiasmado
com a implementação de um novo programa de ensino que utiliza uma
variedade de recursos educacionais digitais, como e-books, vídeos
educativos, plataformas de aprendizado online e aplicativos
interativos. No entanto, ele enfrenta vários desafios. Alguns pais
expressaram preocupações sobre a privacidade e a segurança dos
dados dos alunos, temendo que informações sensíveis possam ser
expostas. Outros pais questionam a eficácia da metodologia com seus
filhos que possuem necessidades especiais e que talvez não possam
usufruir da experiência como os outros alunos. Além disso, o
Professor Carlos está preocupado com as dificuldades para garantir
que os materiais digitais sejam utilizados de acordo com as leis de
direitos autorais e uso justo. Determinado a resolver essas questões,
o Professor Carlos decide desenvolver um plano abrangente para
garantir que os recursos digitais sejam utilizados de maneira ética
e saudável, promovendo um ambiente de aprendizado seguro e eficaz
para todos os seus alunos.
1) Quais são os principais
desafios no uso ético dos recursos educacionais digitais?
2) Quais são as melhores práticas para garantir a privacidade e a segurança online dos alunos?
3) Como podemos educar os alunos sobre a importância dos direitos autorais e do uso justo?
4) Qual os preceitos da educação humanista?
Bibliografia Básica
Microsoft Copilot no Bing Acesso em 3 de Setembro de 2024
MERCADO, L. P. L. et al. Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto das aulas on-line. Educar em revista. Curitiba. 2023. http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.82903
MERCADO, L. P. L. Novas tecnologias na educação reflexões sobre a prática. EdUFAL. Maceió. 2002
BARREIRO, M. F.; CARVALHO, A. B. ÉTICA E VIRTUDE: A FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 13, n. 3, p.37-40 jul/set 2016. DOI: 10.5747/ch.2016.v13.n3.h265
Bibliografia Complementar
CARVALHO, J. S. F. Os ideais da formação humanista e o sentido da experiência escolar.
Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1023-1034, out./dez., 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201610148595
JUNIOR, A. M. F. Pesquisa brasileira em educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.30, n.116, p. 620-643, jul./set. 2022
Comentários
Postar um comentário